O COMEÇO DE TUDO

Difícil determinar quando tudo exatamente começou… Porque acredito que o que nos tornamos (ou simplesmente estamos), é sempre fruto de um somatório de experiências, aprendizados, momentos, escolhas e sensações. Nesta matemática, houve o dia em que decidi fazer Yôga – e meu senso de unidade aflorou. Houve o dia em que assisti à um documentário sobre consumo consciente (Lowsumerism) e um despertar aconteceu. Houve o dia em que vi a britânica Ellen Macarthur (referência em Economia Circular) palestrar – e entendi que aquilo me fascinava. Houve o longo tempo em que atuei como executiva de uma multinacional (Telefonica) – gerenciando produtos de alto impacto socioambiental. Uma família de sólidos valores, a maternidade como a minha verdadeira gota d´agua … – me fizeram olhar com outros olhos, para o amanhã.

Li muito. E quanto mais eu lia sobre o assunto, mais chocada eu ficava…

Descobri que foram 2.000 anos para chegarmos a marca de 5 bilhões de habitantes na Terra… E em menos de 100 anos, nós vamos dobrar este número. Descobri que o modelo de produção e consumo atual – retira do planeta 35% a mais de recursos, do que o tempo que a natureza precisa para se regenerar.  Normal? Tudo isto estar ocorrendo de forma exponencial? Descobri que em 2050 haverá mais plásticos que peixes nos Oceanos. Descobri que no mundo, 1% dos habitantes detém 20% da renda do planeta. Descobri que mais empresas investem em sustentabilidade no Brasil, mas cada vez menos recursos estão sendo destinados para tal… (*)

Mas o que eu teria a ver com tudo isso?!

Tudo. Pelo simples fato de me sentir, quanto ser humano, responsável e protagonista neste cenário que está mais dramático que muita novela mexicana existente por aí.

E de uma inquietude.. sobre a falta de um olhar massivo para o coletivo.. de sentir que pautas para o desenvolvimento sustentável deveriam estar mais presentes em redes sociais e outros canais de comunicação.. Nasceu o Impacta o Mundo. Mas que objetivo possui ele? Provocar uma reflexão coletiva, sobre o que estamos fazendo hoje pelo nosso amanhã.

Vou trazer pautas relacionadas ao Consumo Consciente, Economia Circular, Empreendedorismo Social, Inovação Sustentável, Ética nas Corporações, Infância Sustentável e muito mais.

Conto com você para construir este movimento. Você está convidado a Impactar o Mundo comigo.

Um grande abraço,

Aline Néglia.

*Fontes das respectivas descobertas: Perspectivas da População Mundial, Revisão 2017 ONU; O Estado do Mundo, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento  – PNUD/ONU – 2010; Ellen Macarthur Foundation; World Wealth & Income Database

Postar um comentário