10 RAZÕES PARA DESCARTARMOS CORRETAMENTE NOSSOS RESÍDUOS ELETRÔNICOS

Olá Pessoal!

O post de hoje celebra um marco especial: 1,5 Tonelada de Resíduos Eletrônicos foram direcionados à Cooperativa Paulo Freire, na capital gaúcha, através de uma parceria promovida entre o @impactaomundo e o Clube Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, em set/2018.

O sucesso desta ação (que existe hoje de forma recorrente), passou por uma campanha educativa junto aos mais de 10K sócios do clube.

Agora, compartilho aqui com vocês também 10 Razões para descartamos corretamente nossos resíduos eletrônicos – e espero que esta lista ajude você a conscientizar outras pessoas do seu ciclo de relações também.

1.Este tipo de resíduo possui metais pesados altamente prejudiciais à saúde, como chumbo, mercúrio, cádmio e arsênico

2.Quando descartados de forma incorreta (no lixo comum, que segue para aterros) – as substâncias são liberadas, e contaminam o solo

3.O solo contaminado atinge lençóis freáticos e consequentemente as águas – afetando fauna, flora e nós seres humanos diretamente.

4.São ricas fontes de matéria prima: São insumos para novos produtos – menos recursos são extraídos da natureza

5.Estimula a economia: Segundo a ONU, o mercado global de resíduos eletrônicos movimenta aproximadamente US$ 400 bilhões por ano.

6.Permite livrar-se de equipamentos sem uso – que parados, ocupam espaço e acumulam poeira

7.É uma forma de doação / caridade: Dentro das cooperativas, materiais são reaproveitados e são monetizados – gerando renda para profissionais do ramo e suas famílias.

8.Você contribui para geração de empregos no setor da reciclagem

9.Evita que países de 3º mundo paguem o preço: Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), 80% do lixo eletrônico dos países mais ricos são exportados para países em desenvolvimento – em grande parte, de forma ilegal. Tais países, por falta de infraestrutura e domínio técnico, podem não manusear tais resíduos da forma adequada, trazendo riscos e danos para sua própria população.

10.Evita-se queimadas (nos países de 3º mundo, que importam 80% dos resíduos eletrônicos gerados pelos países mais ricos, muitas vezes resgatam materiais queimando outros a céu aberto – o que polui o ar).

Para mais detalhes.. Assista o vídeo que disponibilizamos abaixo, no nosso canal do Youtube.

Grande abraço,

Aline.

Postar um comentário